sábado, março 03, 2007

Sobre o consumo de álcool com cocaína

O consumo de cocaína em conjunto com o álcool apresenta sérias consequências. Tudo começa com o fígado e o álcool, esta substância tem preferência pela metabolização no fígado. Isto quer dizer que antes que a cocaína possa ser processada primeiro o fígado vai ter que dar conta do álcool, portanto a cacáina permanece por mais tempo no organismo.

Mas isso não é tudo, ainda existe a formação do cocaetileno e da norcocaina que surgem na presença do etanol. Essas substâncias potencializam o efeito da cocaína e diminuem os efeitos negativos do álcool; com a maior permanência do organismo acaba-se por ser uma opção comum entre os usuários de cocaína.

Isso nos ajuda a entender porque alguns usuários tem essa preferência. Mas também significa uma outra coisa muito importante. Ncaso de usuários que tem um uso associado de álcool com cocaína, normalmente ao cessar o uso de uma dessas substâncias ou apenas reduzindo o consumo, pode levar automaticamente a parar ou diminuir o consumo da outra. É um método muito sugerido nos locais de atendimento a esta população e às vezes torna a abstinência menos dolorosa.

Manter-se abstinente de uma substância pode ser mais fácil do que de outra, e a fissura em alguns casos é da mistura das duas substâncias, portanto manter-se abstinente de uma delas pode diminuir a sensação de fissura. Se desejar saber com mais detalhes científicos sobre esse assunto segue um link de um artigo e um outro link de uma entrevista muito interessante




Nenhum comentário: