sábado, setembro 09, 2006

Abuso no consumo de remédios pode causar doenças

Reportagem da Folha Equilíbrio sobre o abuso de medicações no Brasil.
Por este e por outros motivos ainda não sou a favor da liberação das drogas no Brasil. O mecanismo de funcionamento das empresas farmacêuticas no Brasil não tem quase nenhuma regulação do governo. A venda de medicação é uma festa aqui, citando parte do artigo:

" Quer emagrecer sem esforço? Inibidor de apetite. Não consegue dormir? Calmante. Problemas no trabalho, na família? Antidepressivo. Em cápsulas ou comprimidos, parece existir uma solução na dose certa para cada percalço da vida. Só é preciso uma receita médica --algo que também não é difícil de se obter. "

Imaginem o que poderia acontecer se estas empresas detivessem o direito de comercializar a maconha e a cocaína?! Onde iriamos parar? Será que seria melhor do que é agora? Teríamos traficantes virando empresários do ramo? Fica o pensamento para discussão.

Acredito que é absolutamente necessário uma conscientização de nossa população em relação ao abuso de medicamentos. Algumas propagandas de prevenção por exemplo. Porém acho que o buraco é mais embaixo infelizmente, talvez só com uma reconstrução cultural pudéssemos mudar essa mentalidade, seriam necessários muitos anos de investimento e de interesse político. Olhando por esta ótica não dá nem vontade de pensar no assunto. Felizmente ainda temos alguma esperança quando começamos a discutir ou quando algum ousado repórter toca no assunto, a saída deve ser por aí.

Nenhum comentário: